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Dicas de Saúde

Na área de saúde existem diversos mitos e superstições que vem sendo passado de geração em geração como verdades. Desta forma as pessoas podem prejudicar a sua saúde sem saber.

O Laboratório Biovel preocupa-se em esclarecer todas as dúvidas com relação a sua saúde, e para isto responde os principais questionamentos neste local.

Enriqueça o seu conhecimento e descubra se aquilo que você acreditava ser verdade é realmente verdade.

Escolha um dos questionamentos abaixo e clique para ver a resposta:


  • Mito. Não são todas as lentes escuras que protegem os olhos dos raios solares. Aliás, boa parte dos óculos de sol apenas ameniza o desconforto causado pela claridade e deixa passar radiação ultravioleta, que pode, ao longo do tempo, prejudicar estruturas dos olhos e, consequentemente, a visão. Dessa forma, para evitar esse risco, o ideal é sempre adquirir óculos escuros que possuam certificação de proteção contra raios ultravioleta.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde


  • Verdade. O contato prolongado da água do mar com os cabelos pode causar danos irreversíveis à camada protéica que protege o fio, chamada cutícula. Estes danos são mais rápidos e mais intensos quando os cabelos já foram submetidos anteriormente a procedimentos químicos — como tinturas e alisamentos — ou são expostos frequentemente a elevadas temperaturas, como durante “escovas” e uso de “chapinha”. Sem a proteção natural proporcionada pela cutícula, o fio fica mais suscetível aos fatores nocivos ambientais, como radiação ultravioleta e vento, que são capazes de causar alterações químicas no interior das fibras capilares, tornando os fios quebradiços, sem brilho e difíceis de pentear. Portanto, não só a pele precisa de cuidados especiais na praia, mas é fundamental proteger e tratar também os cabelos. A melhor maneira é evitar a exposição direta ao sol, o que também previne os danos solares sobre a pele. É importante reduzir o tempo de contato com água salgada. Como tratamento, principalmente para cabelos mais sensíveis, recomenda-se o uso de condicionadores, seja na forma de leave-in ou com enxágue. Além disso, evite deixar os cabelos soltos ao vento, e muito cuidado ao pentear e desembaraçar os fios, pois eles ficam ainda mais frágeis quando molhados.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. A anemia é frequente em idosos e não deve jamais ser encarada como uma resposta fisiológica ao envelhecimento, mas como um sinal de alguma doença subjacente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, idoso é o indivíduo com mais de 65 anos de idade, e estudos têm mostrado que cerca de 10% deles apresentam anemia. A anemia é condição que reflete deficiência de saúde e aumenta a vulnerabilidade dos idosos bem como o risco de hospitalização. As principais causas de anemia do idoso são: deficiência de ferro, que pode ser devida à perda sanguínea; deficiência de folato e de vitamina B12, devidas tanto à má-absorção como a dieta deficiente; anemia de doença crônica causada por moléstias, tais como câncer, infecções ou inflamações; e, por fim, a anemia de causas mais raras. A investigação começa com a história alimentar, hábitos e doenças pregressas, e os exames orientados por médico experiente são necessários para o diagnóstico correto. Uma vez identificado o tipo de anemia deve-se tratar o fator que a desencadeou. Assim, por exemplo, a anemia ferropriva pode ser devida a neoplasia gastrointestinal e, nessa situação, além da reposição de ferro é necessário o tratamento específico. Em resumo, é importante que a anemia do indivíduo idoso seja adequadamente avaliada e tratada com vistas a oferecer-lhe melhor qualidade de vida.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. As varizes são veias dilatadas de forma permanente e irreversível, nas quais o sangue tem dificuldade de retornar para o coração. Podem aparecer em homens e mulheres, especialmente na segunda metade da vida, mas incidem mais na população feminina, por conta da ação dos hormônios. Dessa forma, o hábito de cruzar as pernas não tem relação com o aparecimento dessa condição, pois não há nenhum problema que possa afetar o retorno do sangue para o coração. No entanto, algumas posturas favorecem seu surgimento; por exemplo, permanecer muito tempo de pé e parado. Ou, ao contrário, ficar sentado por um período prolongado. O ideal, para evitar varizes, é alternar os períodos de repouso com outros de movimentação. Assim, mexendo o corpo, o sangue tem seu fluxo normal estimulado, evitando, então, as referidas dilatações. Outros fatores que favorecem o surgimento de varizes são o sedentarismo, a obesidade e a predisposição familiar.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. De uma maneira geral, os líquidos podem atrapalhar a digestão dos alimentos. Isso ocorre porque, no meio líquido, as enzimas digestivas são diluídas, dificultando a digestão. Além disso, muitas pessoas bebem durante as refeições para ajudar a "engolir" a comida. Com isso, acabam não mastigando direito, e os alimentos chegam praticamente inteiros ao estômago. Se você não consegue deixar os líquidos durante as refeições, a dica é diminuir o tamanho do copo e optar pela água, que não contém calorias, ou por sucos de frutas não adoçados com açúcar. Ingerir líquidos calóricos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos com açúcar, pode favorecer o aumento de peso.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. A inclusão de alho pode ser feita na alimentação de um hipertenso, em geral sem qualquer contraindicação, mas os estudos sobre sua ação no controle da pressão arterial ainda não são conclusivos. A hipertensão é uma doença que precisa ser tratada com cuidado, e alguns fatores que comprovadamente contribuem para o aparecimento da pressão alta devem ser modificados, como o excesso de peso, tabagismo, sedentarismo, estresse, e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, de cafeína (café, chá mate/verde/preto, refrigerante a base de cola e guaraná), de gordura saturada (carnes em geral e lácteos integrais) e de sódio (embutidos, enlatados, frios, conservas, caldos concentrados, shoyu), etc. O consumo adequado de cálcio (presente em lácteos, preferencialmente desnatados), e também de potássio, fibras e magnésio (presente em verduras, legumes, saladas e frutas) auxilia no controle da pressão arterial e deve acontecer diariamente. Além disso, muitas vezes pode também ser necessário o tratamento da hipertensão com medicamentos.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. Combinado a uma alimentação fracionada e equilibrada durante o dia todo, o exercício físico pode ajudar no gerenciamento do estresse, tornado-se coadjuvante no tratamento de distúrbios de sono no médio e longo prazos. No entanto, atenção: se os treinos de maior carga forem feitos próximos à hora de dormir, o efeito pode ser o contrário. Nestes casos, o exercício físico pode manter o corpo em “situação de atividade”, impedindo um completo relaxamento para o sono.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Os animais de estimação mais comuns em nosso meio são os gatos e os cachorros. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não são seus pelos que provocam diretamente um quadro alérgico. Esses animais possuem substâncias em sua saliva que podem causar alergia em pessoas com predisposição a desenvolvê-la. Nos gatos, essa substância é conhecida como feld1, uma proteína que está presente principalmente na saliva do animal e acaba sendo espalhada por todo o seu corpo à medida que se lambe. Essa partícula se desprende dos pelos e se dispersa pelo ambiente onde o gato circula, aderindo a roupas, sofás, cobertores, colchões e tapetes. Um indivíduo alérgico, ao entrar nesse ambiente, passa a ter sintomas como coriza, espirros e coceira nos olhos e nariz, por exemplo. Com os cães não é diferente, apenas um pouco menos intenso. As proteínas que desencadeiam alergia, nesse caso, são a can f 1 e a can f 2, ambas presentes na saliva, também espalhadas pelo corpo do animal quando se lambe, e liberadas para o ambiente posteriormente.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. O chocolate diet não tem açúcar, mas isso não implica em redução calórica significativa, já que sua consistência tradicional é conseguida com adição de mais gordura, principalmente do tipo hidrogenada (gordura trans). O consumo em excesso, portanto, pode elevar o colesterol, além de favorecer o ganho de peso. Uma dica para aqueles que não conseguem ficar sem comer chocolate é preferir a versão amarga. Além de conter maior quantidade de cacau, o chocolate amargo é rico em compostos polifenólicos, que possuem grande capacidade antioxidante e exercem papel importante na inibição de processos inflamatórios. Mesmo assim, recomenda-se ingerir com moderação. O ideal é que o consumo de açúcares e doces não ultrapasse duas porções ao dia, sendo que cada uma delas equivale a uma colher de sopa de açúcar ou 30 gramas de chocolate.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. O chocolate é um dos alimentos mais desejados do mundo, não só por seu sabor agradável, mas também por suas propriedades psicoativas, proporcionadas principalmente pelos componentes teobromina e cafeína, substâncias da classe das metilxantinas, que são capazes de estimular o sistema nervoso central. A estes estimulantes também estão associados o prazer sensorial, como o gosto doce, a textura cremosa e o aroma sensual. Algumas sensações afetivas, portanto, podem estar intimamente ligadas ao consumo de chocolate. Estudos relatam que sua ingestão, além de reduzir a fome, pode produzir, em curto prazo, bom humor. Mas, cuidado, pois o efeito inverso também pode acontecer: há estudos indicando que os efeitos emocionais do chocolate não são necessariamente positivos. Por seu alto teor calórico, algumas pessoas podem sentir culpa após ingerir esse alimento.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. As espinhas (acne) estão relacionadas à secreção oleosa da pele e, por isso, o chocolate e outros alimentos ricos em gordura já foram repetidamente apontados como causadores ou agravantes do problema. No entanto, não há nenhuma evidência específica de que o chocolate possa agravar ou até mesmo causar quadros de acne. Componente importante do chocolate, o cacau aparentemente não predispõe ao desenvolvimento de acne, conforme mostram estudos clínicos que compararam pessoas que ingeriram barras de chocolate contendo a substância a outras que receberam barras com a mesma composição de açúcares e gorduras, mas sem o cacau. Nesses casos, não houve diferença significativa entre os grupos no que diz respeito ao surgimento de acne. Desta forma, é consenso entre os especialistas que os dados científicos disponíveis atualmente são insuficientes para comprovar a correlação causal entre chocolate e espinhas.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. Assim como um exercício físico, as atividades domésticas ajudam a queimar calorias, e, por isso, também devem ser feitas com alguns cuidados: alongamento antes e depois e um período de descanso durante a atividade. Por exemplo: se ficar muito tempo realizando afazeres em pé, é necessário um intervalo de repouso de 15 minutos para cada 2 horas trabalhadas. Como num treinamento de musculação, também é importante distribuir as atividades durante a semana e deixar um ou dois dias de “repouso” para o lazer. Deve-se ainda evitar as tarefas que se acumulem em poucos dias da semana.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Musculação não engorda. Ao longo do tempo, como os músculos ficam mais fortes, o corpo pode ter um aumento de peso, no entanto, o percentual de gordura corporal estará, com certeza, menor. Dica importante: a musculação deve ser acompanhada de uma alimentação adequada, que mantenha os níveis de carboidratos necessários para suprir a energia gasta durante os treinamentos.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. O efeito anestésico do frio é conhecido há centenas de anos. Os médicos das tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte usavam a neve como anestésico antes de realizar amputações, numa época em que ainda não se conhecia os anestésicos. No caso da picada de mosquito, o resfriamento causa uma diminuição da circulação sanguínea no local e também tem ação anti-inflamatória, diminuindo os sintomas. O frio em excesso, no entanto, pode causar uma queimadura grave. Desta forma é necessário não exagerar na dose, pois, ao mesmo tempo em que evita a coceira da picada, pode-se ganhar uma bolha de queimadura.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Para reduzir o tamanho das mamas, a única maneira não cirúrgica é a perda de peso, já que um dos componentes da mama é o tecido adiposo. Os sutiãs, por sua vez, são bastante importantes para a sustentação e proteção, principalmente na fase de crescimento dos seios, quando a pele das mamas fica bastante sensível.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Não há nenhuma comprovação científica de que essa mistura ajude a reduzir o colesterol. O que reduz os índices LDL-colesterol – conhecido popularmente como colesterol ruim – é uma dieta equilibrada e saudável, com poucas gorduras, e a prática regular de exercícios físicos. Essas medidas, com benefício reconhecido há muito tempo, devem ser cultivadas desde a infância. Mas uma mudança de hábitos é válida em qualquer momento da vida. Pode-se, por exemplo, incluir nas refeições diárias frutas, cereais, legumes, verduras e alimentos com fibras, pois ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo intestino. Outras dicas são substituir carnes gordas por peixes e ingerir frutas oleaginosas como nozes e amêndoas. Líquidos também são importantes para manter o corpo apto para a prática rotineira de atividade física.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. As duas atividades estão liberadas após as refeições, pois não causam mal nenhum. A atenção especial que se deve ter nesses casos, na realidade, é com relação às atividades físicas logo depois (o período compreende cerca de duas horas) do almoço, do jantar ou grandes refeições. O que acontece é que os exercícios fazem com que a circulação sanguínea seja mais intensa nos músculos – para acelerar o coração e a respiração – do que no estômago e intestino, situação ideal para uma digestão adequada. Da mesma forma, banhos longos e muito quentes dilatam os vasos sanguíneos da pele, o que também desvia o sangue do estômago, provocando dificuldades da digestão e sintomas como enjôo, suor frio e tontura.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Cada mulher responde de uma maneira própria ao uso de pílulas anticoncepcionais. Em alguns casos,  pode ocorrer retenção de líquidos pela ação dos hormônios contidos no contraceptivo. Isso gera inchaço (sobretudo nos seios, coxas e quadris), que frequentemente é confundido com ganho de peso. Normalmente, essa reação desaparece com algum tempo de uso da medicação. Mesmo assim, é imprescindível consultar um médico ginecologista antes de optar pelo anticoncepcional: somente ele poderá avaliar as condições clínicas da paciente e, assim, prescrever a melhor pílula disponível. Se, por outro lado, a mulher tem uma vida sedentária, vale a pena rever os hábitos: muitas vezes, o contraceptivo leva a ‘culpa’, mas, de fato é a  falta de exercícios físicos e uma alimentação desequilibrada os verdadeiros vilões da história.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. A mãe natureza, com sua sabedoria, preserva o recém-nascido das adversidades. Isto se comprova em estudos que demonstram que o leite materno de mães desnutridas não sofre variações relacionadas ao teor de proteínas, lactose e gorduras quando comparado com o leite materno de mães sem desnutrição. Isto ocorre porque o organismo mobiliza proteínas, cálcio, gorduras e carboidratos da própria mãe, mantendo o leite produzido adequado para a nutrição do bebê. Portanto, não existe leite fraco. O que pode haver é uma variação no volume produzido de uma mãe para outra, o que também não sofre influência da ingestão calórica pela mãe.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Verdade. Embora a sensibilidade a determinados alimentos varie de pessoa para pessoa, o café (e qualquer outro alimento que contém cafeína, como chá preto, chá verde mate, refrigerantes à base de cola e guaraná) pode provocar sintomas de refluxo gastroesofágico (azia) devido ao relaxamento do esfíncter inferior do esôfago. Portanto, pessoas que já sofrem de algum problema no estômago e sentem uma piora no quadro ao tomar café, devem evitar a bebida.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. O que engorda, na verdade, é a quantidade de calorias da bebida. Tomar água durante as refeições, por exemplo, não vai levar ao ganho de peso. É fato que o excesso de líquido durante uma refeição pode prejudicar a digestão e a absorção dos alimentos. Mas isto não significa, necessariamente, que engorde.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Um estudo feito pela Universidade de Kentucky mostra que a amamentação, por si só, não altera o formato ou a aparência dos seios. “Durante a gestação, as mulheres sofrem grandes transformações hormonais e passam a produzir leite. Com isso, os seios crescem e aumentam de volume”, explica o cirurgião plástico Emílio Pigozzi. “Passadas as alterações hormonais, eles voltam ao tamanho anterior”, afirma. “A queda dos seios depende de fatores genéticos e da constituição física de cada mulher”, declara Alexandre Munhoz, cirurgião plástico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Durante a gravidez e a amamentação, os especialistas recomendam manter uma alimentação saudável, usar sutiãs que sustentem a mama e promover a hidratação da pele.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. Não é tão simples assim. Para ingerir a quantidade de ferro necessária por meio de suco de beterraba, seria necessária muita beterraba. Cem gramas de beterraba crua tem cerca de 0,80mg de ferro; enquanto que 100g de carne bovina tem 2,15mg de ferro. Isso sem contar que o ferro presente em alimentos de origem animal é mais facilmente absorvido pelo organismo que os de origem vegetal, como a beterraba.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde

  • Mito. A sensibilidade térmica do recém-nascido não difere do adulto, ou seja, se está frio, o bebê sente o mesmo frio que nós. O que há de diferente em relação ao bebê é o controle da temperatura do organismo, que ainda é imaturo. Isso quer dizer que o bebê tem mais dificuldade para manter sua temperatura interna estável diante de grandes variações externas. Por exemplo, um bebê extremamente agasalhado pode ter um pequeno aumento da temperatura corporal, medida com o termômetro. Da mesma forma, um bebê submetido a temperaturas muito baixas tem maior probabilidade de sofrer uma hipotermia. Isto ocorre por uma imaturidade no centro de controle térmico cerebral, própria do recém-nascido, e que vai amadurecendo à medida em que o bebê cresce.

    Fonte: Fleury Medicina e Saúde